LÂMPADAS PISCANDO? ENTENDA O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO!

É comum ouvirmos relatos de pessoas preocupadas com lâmpadas piscando em algum cômodo de suas residências, mesmo quando o interruptor está desligado, principalmente quando se trata de lâmpadas fluorescentes. Por isso, separamos algumas dicas para você entender mais sobre este fenômeno. Confira!

Você certamente já passou por uma situação como essa, certo? Mas você sabe o motivo pelo qual isso acontece? Leia este artigo que nós te contamos tudo.

INSTALAÇÃO MAL FEITA: uma das razões que pode ser responsável pelas lâmpadas piscando é a instalação mal feita. Sendo assim, a fase provavelmente vai direto ao receptáculo da lâmpada, interrompendo o neutro e não o interruptor.

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: o eletroduto contém diversos cabos elétricos para diferentes circuitos. Nesse caso, quando um aparelho é ligado na tomada, pode haver uma corrente elétrica correndo pelo cabo que faz o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada. Isso ocorre devido ao efeito eletromagnético que induz um nível de tensão baixo nesse retorno, mas que mesmo sendo mínimo deixam as lâmpadas piscando.

LUZ PILOTO:  utilizada para facilitar o acesso ao interruptor no escuro, há uma corrente que circula pela luz piloto (retorno-lâmpada-neutro), que também pode estar contribuindo para que as luzes fiquem piscando.

LÂMPADAS PISCANDO É SINAL DE PERIGO?

Além de ser desconfortável, a resposta para essa questão é sim. Vale ressaltar que todo cuidado com a eletricidade dentro de casa é pouco. É preciso ser cauteloso e estar sempre atento aos sinais de perigo. Portanto, ao perceber que há lâmpadas piscando no local em que reside, tome as devidas providências para que o caso não se agrave. Lâmpadas piscando podem colocar a segurança dos moradores em risco, uma vez que pode gerar curto-circuito. O curto-circuito pode parecer simples a princípio, porém, tem a capacidade de resultar desde pequenos até grandes estragos, consequentemente queimando aparelhos eletrônicos e causando incêndios, por exemplo.

COMO SE PREVENIR?

A troca de lâmpadas não adiantou de nada? Bom, optar em fazer gambiarras e por conta própria está fora de cogitação. Não há como resolver sozinho um problema de elétrica no qual você não tem o conhecimento técnico necessário, ainda mais quando estamos falando em eletricidade. O aconselhável é que você procure por uma empresa especializada no assunto. Mas é claro que precisa ser de confiança, afinal, como citamos acima, a má instalação pode ser fatal para que as luzes comecem a piscar sem motivos aparentes.

Lembre-se que o profissional saberá exatamente o que fazer e resolverá sua fiação com agilidade e eficiência. Desse modo, nada de pensar em economizar. Não se esqueça que o barato pode sair caro e você estará investindo nos serviços de alguém que tomara as medidas assertivas para que todos fiquem em segurança.

Fonte: Instil Service / Imagens Freepik

Compartilhar
Compartilhar
Precisa de Ajuda? Fale Conosco