Com toda a família em casa e com os riscos que rondam a economia, diminuir o consumo de energia elétrica pode ser uma das melhores opções para o seu bolso. Saiba quais os itens que mais utilizam energia e quais as dicas para economizar até com os eletrodomésticos mais essenciais.
Com aulas online, home office e a prorrogação do prazo da quarentena estipulada por muitos Estados e Municípios, grande parte da população encontra-se em casa e, consequentemente, é esperado o aumento do consumo de itens essenciais como energia, água e gás. Com o mercado de trabalho instável, economizar até mesmo nos serviços mais importantes se tornou uma opção. Entretanto, diminuir o consumo a partir dos maiores “vilões” da conta de energia é o segredo para quem busca um resultado rápido e sem muitas restrições. Conheça quais são esses equipamentos e confira as nossas dicas de economia!
CHUVEIRO
Para os imóveis que não possuem o sistema de aquecimento solar, um dos eletrodomésticos encontrado em todas as casas e que mais consome energia é o chuveiro elétrico. Um equipamento de 5400W (Watts) de potência utilizado todos os dias por 20 minutos é responsável pelo gasto de até 42 reais no fim do mês. Em média, os chuveiros são responsáveis por 25% a 35% no valor da conta de energia.
Neste momento com as escolas inativas estar atento com as crianças é essencial, já que elas costumam gastar mais tempo que o necessário para o banho diário. Faz bem para o bolso e contribui com o meio ambiente na economia de água. Além disso, aproveitar os dias quentes para diminuir a intensidade do chuveiro pode ser uma ótima opção, pois o consumo pode cair em até 30%. Manter os bicos de saída de água limpos e ligar apenas para o enxague também pode representar grandes mudanças no fim do mês.
COOKTOP ELÉTRICO
Os fogões elétricos cooktop com designer e uso moderno podem causar grandes variações na sua tarifa de energia mensal. Considerando que cada “boca” seja utilizada por 1 hora diária, o resultado pode ser uma surpresa no fim do mês com até 53 reais a mais na sua conta, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), fazendo dele um dos 3 itens que mais gastam energia: geladeira, chuveiro e cooktop.
Para quem busca economia, considere a troca por outro modelo de fogão ou aposte no preparo de alimentos mais rápidos. Também fique atento ao alto gasto desnecessário do “fogo alto”, depois de atingido o ponto de fervura a intensidade pode ser diminuída sem mudanças no tempo de preparo do alimento.
AR CONDICIONADO
Mais do que nunca os aparelhos de ar-condicionado têm ocupado espaço na maioria das casas, por conta de um preço aquisitivo mais acessível e de um conforto inigualável nos climas mais quentes. Entretanto, este equipamento pode representar altos custos para a conta de energia elétrica, principalmente em tempos de quarentena com toda a família em casa.
Um ar-condicionado de 12 mil BTUs usado por 6 horas diárias pode ser responsável por até 117 reais a mais na sua tarifa de energia. Para diminuir o consumo em até 50%, mantê-lo sempre limpo e funcionando em 23 graus é o segredo para não sobrecarregar o equipamento e, principalmente, o seu bolso.
APARELHOS DESLIGADOS
Você sabia que mesmo desligados, mas conectados às tomadas, os eletrodomésticos consomem muita energia? Mesmo em standby, eles chegam a representar anualmente até 240 reais na conta de energia elétrica, segundo pesquisadores. Experimente desconectar da tomada os diversos eletrodomésticos da sua casa e sinta a diferença.
Esteja atento à estas dicas e diminua seu consumo de energia mensal! Com uma fatura controlada, seu dinheiro pode ser usado para muitos outros objetivos. Faça da economia parte da vida da sua família!