As Normas de Regulamentação de Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade (NR-10) que foram criadas a partir do processo de urbanização ocorrido nos anos 50 e a crescente construção de indústrias de energia, tem como objetivo proteger o trabalho de seus profissionais e passa por mudanças importantes. Acompanhe a nossa matéria e entenda as últimas alterações realizadas, assim como seus impactos.
No fim dos anos 70 a área da elétrica passou por grandes transformações no âmbito da atuação de seus profissionais por conta da criação das Normas de Regulamentação (NR-10). Um campo tão importante para a transformação tecnológica e econômica do país precisava ser preservado, assim como seus trabalhadores que necessitavam de segurança e melhores condições de trabalho. Para isso, as Normas padronizaram equipamentos de segurança, tornaram os ambientes de atuação mais seguros e exigiram certificados de instituições de ensino na área.
A crescente modernização causou impacto não somente na sociedade em si, mas nos diversos campos de saber e trabalho. Dessa forma, a NR-10 foi alterada nas circunstâncias dos anos para acompanhar os novos equipamentos de elétrica que surgiram e a necessidade de novas atuações que não existiam na década de 70.
A última atualização que ocorreu no início deste ano de 2020 com consultas públicas e sugestões de profissionais da área, trouxe esclarecimento e detalhes em muitos pontos. Isso permitiu que a margem para a flexibilização fosse diminuída e as normas fossem cumpridas fielmente.
O texto deixou claro no item 10.2.1 que a NR é aplicada a todos os trabalhadores dos diversos meios de energia, sendo convencional, eólica, fotovoltaica etc. Além de deixar explícito os riscos que cercam os profissionais da área como uma justificativa para expandir essas normas para todos os profissionais.
Outra alteração foi realizada no item 10.5 que ressalta a importância das medidas de segurança para que não ocorra acidentes por conta de contato direto de instalações elétricas com partes vivas. O implemento visa destacar e deixar claro ao profissional quais são esses equipamentos e procedimentos que devem ser empregados nesses casos.
Em suma, as principais mudanças no texto acontecem em torno das condições em que deve ser indicado ao profissional realizar o curso de reciclagem e sobre a sua atuação, de maneira geral, nas situações de grave e iminente risco. É de extrema importância que todos as pessoas que trabalham na área sigam as normas implementadas para que não sofra sanções legais e, mais do que isto, preserve a sua vida e a de muitas outras famílias. Seja consciente, com energia não se brinca!